sábado, 23 de agosto de 2008

Entrevista na Sala de Justiça-Br: BDR-Tuca



Nosso entrevistado é conhecido simplesmente pelo apelido de “Tuca”!
Escultor e artista plástico do Rio de Janeiro, em seu estúdio chamado “Artmanha Atelier”, Tuca produz estatuetas de resina com sua logo marca BDR (Bonecos de Resina), o Sala de Justiça-Br apresenta esse artista em uma entrevista exclusiva na qual nos conta e apresenta um pouco do seu trabalho...

1-Sdj-Br: Seja bem vindo e obrigado pela entrevista! Primeiramente gostaria que nos desse um resumo de sua trajetória como escultor, quando você esculpiu sua primeira figura, e qual personagem?
Tuca:
Nós é que agradecemos à oportunidade que vocês estão proporcionando, o Sala de Justiça-Br está colaborando imensamente na divulgação do nosso trabalho.
Iniciei minha trajetória há pouco tempo, cerca de aproximadamente um ano, tudo começou quando eu estava caminhando dentro de um edifício comercial, quando vi na vitrine de uma loja, alguns bonecos caracterizados como personagens de super-heróis, mas eram diferentes... Apesar de não serem articulados, possuíam detalhes realísticos além de cores, estruturas e formas totalmente personalizadas. Acredito que tenha sido amor à primeira vista. Eu queria muito fazer um personagem... Sabia que conseguiria, mas não tinha conhecimento de materiais como resina de poliéster, catalisadores ou silicone. Muito menos havia tentado modelar absolutamente NADA em toda a minha vida. Daí em diante, houve um processo de pesquisa em todos os meios para obter as informações necessárias para a confecção desses bonecos.
Esculpi minha primeira figura logo assim que tive as primeiras informações sobre a criação desses bonecos de resina... Paradoxalmente não foi um super-herói e sim um Jóquei (sem seu cavalo), tinha orgulho da minha primeira “peça” em durepoxi, apesar de ter ficado absurdamente esquisita... Faltava sua finalização em resina.
Até hoje, nada se compara ao que saiu de dentro do molde no final da criação.
Algo que parecia o filme “A Mosca”!!! Grotesco... Um pesadelo sem forma definida.
Costumo dizer que ficou abaixo do medíocre. Mas sempre fui teimoso demais para desistir.

2- Sdj-Br:
Você tem idéia de quantas figuras você fez até hoje?

Tuca:
Não! Mas faço uma idéia, baseado em algumas fotos e suposições, foram mais ou menos 30 bonecos. Existem bonecos que foram produzidos, até possuem fotos, mas jamais foram exibidos.
3-Sdj-Br: Qual segmento de figuras você mais gosta de fazer (super-heróis, personagens de filmes, personagens de desenhos animados, etc), e qual segmento é mais solicitado pelos seus clientes?

Tuca:
Sem sombra de dúvida, são os super-heróis e também são os mais solicitados pelos meus clientes e revendedores.

4- Sdj-Br:
Qual figura você encontrou maior grau de dificuldade para concluir?
Tuca:
O mais difícil... Complicado e trabalhoso boneco que eu modelei foi o Conan antigo, paradoxalmente ele é o único personagem que não é feito de massa epóxi, apenas sua base que é de resina. Ele foi o maior boneco já confeccionado (33 cm), o mais complicado para pintar e também o que apresenta a maior quantidade de detalhes incluídos em uma “peça” artesanal.
Abaixo a 1ª versão do Conan acima citada:


5- Sdj-Br: Qual o tempo médio para você produzir uma figura? E quantas você produz em média por mês?
Tuca: É muito relativo, depende do boneco, sua posição, estrutura, detalhes e objetos que compõe o personagem. Temos um exemplo bem atual... A Mulher Maravilha, seu uniforme não é complicado, mas seu cabelo exige maiores detalhes. Quando um personagem é simples, costumo fazê-lo em aproximadamente uma semana. Quando apresenta uma forma mais complexa, pode durar de quinze dias a um mês.
6- Sdj-Br: Alguma vez você apresentou (ou efetuou) algum trabalho como escultor para alguma empresa fabricante de brinquedos brasileira, como matriz para produção em larga escala?
Tuca: Nunca, mas se gostarem do meu hobby (que está virando um trabalho), estou aberto a negociações.7- Sdj-Br: Quais materiais você usa na produção de suas figuras?
Tuca: É engraçado responder essa pergunta, pois costumo utilizar de tudo um pouco. Durante o processo inicial de modelagem, utilizo fios de cobre, papel alumínio, madeira para bases e massa epóxi. Para as mãos, pés e cabeça, utilizo massa do tipo “Fimo”, pois apresenta melhores condições para os detalhes (podendo ir ao forno no final), ficando tão resistente quanto durepoxi. Após a criação da peça, faço uma forma de silicone e no processo final utilizo a resina de poliéster.
8- Sdj-Br: Existe algum logotipo ou embalagem nas suas figuras para identificá-las e personalizá-las?

Tuca: Sim, o selo BDR (Bonecos de Resina), uma logomarca simples que costumo personalizar sempre que apresento um novo boneco, ou seja, ela sofre mutações de cores e textos, sem perder sua estrutura original.
Nota: Em cada boneco que vendo, coloco minha logomarca com meus contatos e uma frase: Esta é uma “peça” artesanal não é um brinquedo.
9- Sdj-Br: Quais as referências visuais que você usa para concepção de suas figuras?Tuca: Todas as referências... Livros, revistas, mas a principal é a internet. Costumo organizar diversas fotos do personagem sempre que estou criando, detalhando o máximo possível. Nunca copiei um super-herói, mas pesquiso todas as suas características, principalmente quando se trata do rosto de algum ator que esteja interpretando um personagem de super-herói.10- Sdj-Br: Todas suas figuras são esculturas exclusivas? Algum cliente já te solicitou uma cópia exata de alguma estatueta importada?
Tuca: Sim, minhas peças são esculturas exclusivas. Já houve diversas conversas com clientes, há respeito da confecção de estátuas idênticas às importadas. A pedidos de um cliente, cheguei a fazer uma bem parecida (jamais igual), não suporto a idéia de copiar nada de ninguém. Alguns modeladores americanos obedecem a um tipo de confecção muito realista, são horas, dias e às vezes semanas para se modelar um único herói, e seu valor acaba sendo absurdamente caro! É aceitável que algumas peças, possuam características semelhantes à de outros autores, como posições, objetos e etc. Mas procuro dedicar o máximo possível na confecção exclusiva dos “meus” bonecos.
Nota: Trabalho muito de madrugada, apesar da dedicação, não tenho todo o tempo de que gostaria para eles.

11- Sdj-Br: Por fim, para encerrar, quais seus projetos para o futuro? Existem planos para criação de um site de seu trabalho? Agradeço mais uma vez pela entrevista, e gostaria que deixasse o recado para quem quiser adquirir ou encomendar uma estatueta sua, como proceder?
Tuca: Sempre quis fazer bonecos para mim, nunca em toda a minha vida sonhei que estaria comercializando. Jamais pensei em utilizar este “hobby” como um trabalho em potencial...Mas hoje reconheço o quanto ele se tornou importante no orçamento doméstico. Quero criar um curso para pessoas que tenham interesse em modelagem, gostaria de dar aulas para futuros modeladores, mas sei que ainda tenho muito que aprender...Portanto, vou fazer cursos particulares e investir também em oficinas.
Vou criar um site contendo informações para as pessoas que estejam interessadas em fazer parte do artesanato BDR. Trocando idéias e tirando dúvidas sobre suas criações.
Agradeço imensamente esta maravilhosa entrevista, espero ter respondido todas as perguntas de uma forma clara e conceitual.
Bem meu recado é: - Tenha paixão pelo seu hobby...Mande seus críticos e examinadores para o inferno e comece a modelar.
Em apenas um ano, melhorei consideravelmente minhas modelagens, com detalhes mais elaborados e um desenvolvimento muito mais personalizado neste segmento. Hoje consigo criar (e comercializar) diversos bonecos de super-heróis, acredito que o trabalho traga bons resultados no futuro com a vinda de novos personagens mais diversificados. Quero fazer monstros e personagens como, por exemplo, James Bond.
Para adquirir um boneco basta contactar pelo telefone (veja no final da página) ou encomende pelo nosso Orkut: Bonecos de Resina ou também encomendar pelo nosso blog:
http://bonecosderesina.nafoto.net/index.html
Para contato e encomendas com o Tuca:
e-mail:
bonecosderesina@yahoo.com.br
Tel. Celular: (021) 9548-5808 c/ Tuca ou Roberta
Abaixo alguns trabalhos da BDR feitos por nosso entrevistado:

Batman (2ª versão) Batman (1ª versão)
O Poderoso Thor Wolverine (Versão do filme)
Wolverine
Superman
The Flash
Mulher-Gato
Mulher Maravilha
Conan, o Bárbaro (2ª versão)
Demolidor (2ª versão)
Homem-Aranha
Homem de Ferro
Homem-Aranha (Traje negro versão do filme) O Justiceiro Lanterna Verde (Hal Jordan)
O Predador Superman (versão Superman Returns) O Surfista Prateado (1ª versão)